Autorregulação Emocional em Adolescentes: o que a ciência mostra sobre como aprender a lidar com as emoções
Por que a autorregulação emocional é tão importante na adolescência? Artigo baseado no estudo: Online Transdiagnostic Emotion Regulation Treatment for Adolescents With Mental Health Problems (link para acesso no fim do artigo)
AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL


A adolescência é um período de intensas mudanças biológicas, psicológicas e sociais. O cérebro ainda está em pleno desenvolvimento, especialmente áreas relacionadas ao controle da impulsividade, tomada de decisão e regulação emocional, como o córtex pré-frontal.
Isso significa que os adolescentes sentem emoções com intensidade, mas ainda não têm completamente desenvolvidos os recursos para administrá-las. Por isso, é comum que enfrentem dificuldades em lidar com frustrações, ansiedade, impulsividade e até sintomas relacionados a transtornos mentais.
A boa notícia é que a ciência mostra que a autorregulação emocional é uma habilidade que pode ser aprendida e treinada — e quanto antes essa aprendizagem começa, maiores os benefícios para a vida adulta.
O estudo que trouxe esperança: intervenção online para adolescentes
Um estudo recente chamado Online Transdiagnostic Emotion Regulation Treatment (2025) investigou uma intervenção breve (seis semanas), realizada de forma online, com adolescentes que apresentavam sintomas de diferentes transtornos mentais.
A proposta foi transdiagnóstica: em vez de focar em apenas um diagnóstico específico (como ansiedade ou depressão), a intervenção trabalhou diretamente com o mecanismo comum a vários problemas emocionais — a dificuldade em regular emoções.
Os resultados mostraram que os adolescentes que participaram do programa tiveram melhorias significativas em sua capacidade de lidar com emoções difíceis, apresentando menos sintomas de sofrimento psicológico.
O que esse estudo nos ensina sobre adolescentes e emoções?
1. Adolescentes precisam de treino emocional
Assim como aprendem matemática ou esportes, adolescentes podem — e devem — aprender estratégias de autorregulação.
2. A tecnologia é aliada
O formato online aumentou o alcance da intervenção, mostrando que é possível ajudar adolescentes em diferentes contextos, até à distância.
3. Intervenções precoces previnem agravamentos
Quanto antes os jovens aprendem a lidar com emoções, maior a chance de prevenirem quadros mais graves de transtornos mentais na vida adulta.
Como desenvolver autorregulação emocional na prática?
O estudo se apoia em técnicas já validadas pela psicologia, como:
• Reconhecimento das emoções – aprender a dar nome ao que se sente.
• Reestruturação cognitiva – mudar a forma de interpretar uma situação estressante.
• Atenção plena (mindfulness) – treinar foco e consciência do momento presente.
• Estratégias de enfrentamento saudáveis – como respiração consciente e autoexpressão criativa.
Essas práticas podem ser ensinadas em psicoterapia individual, em grupos de apoio ou até em programas digitais, como o do estudo.
Conclusão: autorregulação é para toda a vida
Embora a adolescência seja uma fase especialmente sensível, o ponto mais inspirador é que a autorregulação emocional pode ser desenvolvida em qualquer momento da vida.
Para os adolescentes, é uma ferramenta poderosa para lidar com a intensidade dessa fase. Para adultos, é uma oportunidade de reescrever padrões emocionais e encontrar mais equilíbrio.
✨ Em resumo: nunca é tarde para aprender a lidar melhor com as próprias emoções.
Link para o artigo externo: Online Transdiagnostic Emotion Regulation Treatment for Adolescents With Mental Health Problems
Leia também:
Autorregulação Emocional: ninguém nasce sabendo, mas todo mundo pode aprender; Mindfulness e Autorregulação Emocional, Autorregulação Emocional: O que James Gross ensina sobre como lidar melhor com as emoções
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